quinta-feira, 30 de abril de 2009

Miscelânea Camoniana

Foi-se gastando a esperança,
Fui entendendo os enganos;
do mal ficaram meus danos
e do bem só a lembrança.

********

Senhor,não vos agasteis,
porque Deus vos proverá;
e se mais saber quereis,
nas costas deste lereis
as iguarias que há.

********
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói,e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

********

Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.

********

Julga-me a gente toda por perdido,
vendo-me tão entregue a meu cuidado,
andar sempre dos homens apartado,
e dos tratos humanos esquecido.

********

Camões, Luís de - Poesia Lírica. Lisboa: Ulisseia,1980, pp.57,64,82,102,108

Recolha de Maria do Carmo Costa

DESCOBRE O RESTO DESTES POEMAS!!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário